Como descobrir o número do PIS

By
Como descobrir o número do PIS - O que para alguns pode ser uma tarefa fácil, para muitos pode ser uma tarefa extremamente difícil descobrir o número do PIS. Como o PIS é um Programa de Integração Social que engloba muitos benefícios como o abono salarial, o FGTS que é o seu fundo de garantia e o Seguro Desemprego, saber o número dele é algo muito importante para garantir o recebimento de todos esses benefícios quando precisar deles.










Existem um detalhe profissional do qual o trabalhador deve ficar atento no momento em que for descobrir o número do PIS.

PIS

O PIS é um programa exclusivo para funcionários de empresas terceirizadas. Funcionários públicos possuem o tão conhecido PASEP que é o mesmo tipo de programa, porém feito para aqueles que trabalham em órgão público.

Caso você não saiba como descobrir o número do PIS, existem várias formas das quais você pode estar obtendo a informação. Abaixo preparamos algumas dicas para você.

Como descobrir o número do PIS

Como descobrir o número do PIS pela carteira de trabalho

Existe uma folha em sua carteira de trabalho que contém a sua foto. Nesta folha existe uma sequência de números que é o seu PIS. O número também se encontra na última folha da carteira de trabalho seguida das informações da empresa em que trabalhou.

Como descobrir o número do PIS pelo CPF

Para se obter o número do PIS com o número do CPF, será necessário recorrer a Internet. No site da Dataprev, você poderá descobrir o número do PIS facilmente dando informações básicas como:

• Nome Completo
• Data de Nascimento
• Nome completo da mãe
• CPF

Essas informações serão solicitadas no preenchimento do formulário online de modo que fique mais fácil descobrir o número do PIS.

Caso você queira, poderá estar imprimindo o número do PIS assim que for redirecionado para a página. Caso você não consiga descobrir o número do PIS, ou não seja redirecionado para a página informativa, poderá estar ligando para o telefone da Previdência Social – 135 – e solicitar a informação da qual deseja.

Se mesmo assim ainda tiver problemas, a Central de Atendimento Caixa poderá estar passando o número do PIS, mediante a informação dos dados pessoais solicitados.




Confira:


Como descobrir o número do PIS por documentos pessoais

Caso você tenha perdido a sua carteira de trabalho e ainda não solicitou uma segunda via, alguns documentos podem ser utilizados como uma poderosa fonte de consulta para se descobrir o número do PIS. Os documentos dos quais pode-se dar uma olhada são:

• Contrato de Trabalho da empresa atual em que o empregado se encontra
• Cartão Cidadão: Com o cartão cidadão, você poderá verificar o número do PIS na parte da frente do cartão
• Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho – TRCT: Esse termo permite que o ex-funcionário da empresa saque o FGTS.

É interessante saber

É muito simples descobrir o número do PIS e sacar os benefícios caso você tenha direito a algum deles. Por isso é importante você guardar o seu Cartão Cidadão em um lugar seguro e não colocar senha colado no cartão. Qualquer pessoa poderá sacar o dinheiro ali contido caso possua o cartão e senha.

O número do PIS não é necessário apenas para receber o 14º salário. Ele também pode ser solicitado caso a pessoa queira fazer algum cadastro em programas oferecidos pelo Governo.

É importante também ficar atento as datas de entrega do PIS. O valor oferecido não é acumulativo e vários trabalhadores perdem o benefício pois não sabem que tem direito de estar sacando. Qualquer trabalhador que tenha uma renda de até dois salários mínimos e trabalham a pelo menos cinco anos, tem direito de estar recebendo o 14º salário.



0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.