PIS: Já existe uma inscrição para esse CPF

By
“Já existe uma inscrição para esse CPF” é motivo de pânico? Muitas vezes, ao consultar o número do PIS pelo site da Caixa, você será surpreendido com a mensagem ”já existe uma inscrição para esse CPF”. A grande maioria das pessoas acha que foi vítima de uma fraude e que seus direitos trabalhistas serão prejudicados, mas a verdade é que podem existir diversas razões para receber tal mensagem.











Já existe uma inscrição para esse CPF

Vamos falar dos casos mais comuns que geram a resposta já existe uma inscrição para esse CPF, apontando as possíveis soluções para que você não tenha nenhum tipo de problema ou contratempo com isso.
Já existe uma inscrição para esse CPF

Verifique se o número do CPF está correto

Especialmente se estiver fazendo à consulta para outra pessoa, verifique o número mais de uma vez, e digite-o novamente antes de verificar qualquer outra situação. Esse tipo de problema é mais comum do que acreditamos, e pode ser a solução para evitar uma busca infrutífera em busca de uma razão mais complexa para o ocorrido.

Erro de cadastro para duas pessoas

Especialmente comum em empresas que fazem contratações em grandes quantidades, acontece de a empresa fazer o cadastro de mais de um número de CPF no mesmo número de PIS. Algumas vezes o sistema de cadastro do PIS, por não comparar se esse número já foi cadastrado, deixa de avisar que já existe uma inscrição para esse CPF. O que acaba gerando esse tipo de problema.




Cadastros em redundância

Os cadastros em redundância são uma falta de atenção do profissional de RH, que recadastra a pessoa no PIS e pode acabar gerando essa dificuldade adicional. Isso, na maioria das vezes, acaba não chegando a você, sendo um erro bem mais comum de ser corrigido na empresa em que foi causado.

Bug de sistema

Algum muito mais raro do que os outros anteriores, mas ainda passível de existir. Com uma duplicação da informação registrada no banco de dados, o sistema passa a encontrar problemas quanto tenta puxar o seu cadastro. Isso é especialmente complicado é extremamente raro.

O que fazer quando receber essa mensagem?

O ideal é, assim que você receber a mensagem “já existe uma inscrição para esse CPF”, é importante ir o quanto antes em uma agencia da Caixa (ou Banco do Brasil, caso tenha funcionário público) e pedir para que esse problema seja resolvido, já que esse tipo de questão pode evitar que você receba diversos benefícios trabalhistas, como o abono salarial, benefícios como auxílio doença e similares, já que todas essas informações estão relacionadas ao seu número de PIS.

É especialmente recomendável fazer uma nova pesquisa e verificar se a mensagem não aparece toda a vez que você for registrado, já que é sempre que você é registrado em um novo emprego existe a chance de algumas das falhas acima fazerem com que a mensagem “já existe uma inscrição para esse CPF” apareça para você quando você for pesquisar seu PIS.

Com todas essas informações, você com certeza evitará qualquer dificuldade nos seus recebimentos de benefícios sociais, especialmente o abono salarial.



0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.